sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ambiente de Computação Ubíqua para o Ensino de Medicina

Oi Pessoal,

Encontrei um artigo bem que fala sobre um Ambiente de Computação Ubíqua para o Ensino de Medicina. (clique no link para acessar o artigo)

Talvez fuja um pouquinho do nosso escopo, mas achei válido postar aqui. O artigo é voltado para o ensino em uma área afastada da computação e que, como podemos ver, já está de olho nos benefícios que as novas tecnologias podem trazer ao processo de ensino-aprendizagem.

Este artigo propõe um ambiente de computação ubíqua para cursos de medicina centrados em Problem-Based Learning (PBL). Esse ambiente, o ACUEM-PBL, permite aos diversos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem desenvolverem trabalhos cooperativos suportados por diversos tipos de dispositivos. Esse ambiente ainda está em processo de avaliação junto ao curso de graduação de Medicina da Universidade Federal de São Carlos.


2 comentários:

João Marco disse...

Faz dois anos, aproximadamente, a revista Info Exame, apresentou uma matéria de capa (desculpem, mas não tenho a referência da edição) sobre o uso de PDAs para monitoramento de pacientes em CTIs.
O piloto estava sendo implantado no Hospital das Clínicas de SP e consistia em um aplicativo, instalado no PDA, que recebia informações periódicas sobre o estado dos pacientes sob responsabilidade do médico que o portava. Caso alguma situação crítica ocorresse, o sistema emitia um alerta, assim, o médico teria, em "tempo real", a situação dos seus pacientes.
Acho que é válido que vocês façam uma pesquisa a respeito deste projeto. Possivelmente, encontrarão informações relevantes.

Letícia disse...

Obrigada pela dica JM. Contudo, creio que esse meu post já fugiu um pouco do escopo do nosso trabalho.. e preferia ir mais a fundo nas metodologias para UbiComp mesmo..

Thanks anyway!